
Urgetrauma
CENÁRIO
Nascida em 1986, como uma clínica de traumatologia e ortopedia com pronto atendimento, a Urgetrauma, no decorrer dos anos, cresceu permeando novas direções, agregando serviços como fisioterapia, academia, clínica de emagrecimento, diagnóstico por imagem, entre tantos outros.
Em 2021, a Clínica sentiu a necessidade de fazer um rebranding para carregar o novo momento do negócio – decorrente de uma mudança de endereço - e incentivar as vendas para recuperar o faturamento pós pandemia.
DESAFIO
MARCA
Nosso desafio era reposicionar a marca e trabalhar uma nova identidade, sem romper totalmente com os ativos visuais trabalhados por mais de 35 anos.
COMUNICAÇÃO
Mostrar a grandiosidade do negócio (diversidade de serviços) sem perder o protagonismo e faturamento dos principais serviços: clínica de traumatologia e ortopedia com pronto atendimento.

CONTEXTO
DA ÉPOCA
CRIAÇÃO
A primeira marca da empresa foi criada mostrando o negócio de forma literal - uma pessoa com o braço engessado. A ideia era mostrar o problema e a solução: teve algum trauma ou dor e foi tratado. Novos serviços foram agregados ao portfólio com foco na resolutividade, de forma integral, dos problemas de saúde dos pacientes: fisioterapia para reabilitar, academia para devolver a mobilidade, diagnóstico por imagem para acelerar o diagnóstico, acupuntura para diminuir a dor, aromaterapia para equilibrar o emocional.
Precisávamos mostrar que a Urgetrauma não tratava apenas a dor, mas devolvia a saúde e a qualidade de vida para os seus pacientes. Por isso, redesenhamos o ícone de forma que passasse a ideia de alguém se movimentando, saudável e feliz. Usamos os mesmos elementos geométricos e cores já fixados no universo imaginário dos clientes e agregamos uma nova tagline, “Saúde e movimento”, reforçando ainda mais o novo posicionamento. Além disso, o novo ícone tangibiliza a qualidade do atendimento prestado, pois lembra uma estrela, símbolo que representa a excelência.




Marcas fortes precisam ter uma personalidade verbal forte para se comunicar no ambiente digital e se conectar com a audiência. Por meio de um workshop de propósito, norteador de todo o planejamento de comunicação, identificamos o arquétipo Cuidador da marca e criamos o tom de voz que reverbera a sua personalidade.
Unimos isso a cores, fontes, temperatura e estilo de imagem para dar vida ao novo posicionamento no universo digital e interagir com as personas, personagens criados para representar os clientes na construção da comunicação.







O próximo passo foi aumentar o faturamento com comunicação. Manter aquecida a venda dos serviços mais importantes e aumentar a demanda de serviços menos conhecidos.
Mas, como vender acupuntura e cromoterapia, por exemplo, sob uma marca chamada Urgetrauma? Bom, isso é material para um novo case, porém podemos dizer apenas que reorganizamos o portfólio de serviços e reestruturamos a arquitetura de marca. Com a casa organizada já era possível comunicar, vender e, a partir disso, criar uma campanha de vendas com foco nos serviços de mais rápido faturamento. Confira abaixo:
