
CASE ORGANIZAÇÃO DE PORTFÓLIO
DE PRODUTOS ELENZA
CENÁRIO
A Elenza, indústria e distribuidora de bebidas com perfil mais popular, passava por uma certa estagnação nas vendas, atingiu um teto de faturamento e não conseguia ultrapassar esse número. Uma das soluções do negócio foi lançar uma linha de produtos orgânicos, produtos com foco em um público completamente diferente do público usual do negócio, para entrar num novo mercado.
DESAFIO
Reorganizar todo portfólio de produtos, inserir a nova categoria sem desconectar do propósito do negócio, reposicionar linhas antigas, criar relevância a produtos já esquecidos pelo trade e aumentar o faturamento.
CRIAÇÃO
Partimos do entendimento do negócio, a Elenza se construiu de forma consistente se apoiando nas relações, e esse é o propósito do negócio: crescer junto (com seus clientes, fornecedores e colaboradores) através da relação onde todos ganham.
Depois fizemos uma análise do catálogo atual de produtos, como a empresa se vendia aos lojistas: duas linhas (Frutito e Variette) não possuem diferenciação de posicionamento, entregam os mesmos produtos sob marcas diferentes. Mistura de categorias, sem argumentação de venda, imagens escuras que não passam apetite appeal. Material frágil, amassa com facilidade e não apresenta a empresa
CATÁLOGO ANTES




A empresa se colocava assim:
marcas de bebidas de diferentes
tipos com preços acessíveis
Dividimos as linhas em categorias alinhavando com o propósito da empresa, relações. Reposicionamos algumas linhas e criamos uma nova categoria de produtos abrindo um novo mercado para o negócio.




